terça-feira, 9 de setembro de 2008

"Soror de minha alma"

I - morte


teu corpo a mim
fechado em dor,
me fez acordar
e ver a luz
brilhante
como mais
um artifício,
teu a me apear.

(rútila luz,
parte de ti
em direção a mim
-
a luz do céu;
cujos pesados raios
caem sobre mim)

... meu mundo, minha vida
fecham-se para mim
e não sou
mais...

(...eles abrem
sobre ti
e me abro
a seus desejos
como um campo de flores
- prelúdio nosso)

... e eu,
contando sóis
marcando cicatrizes
em meu rosto,
fecho meus olhos.

... tu fechas os olhos e eu morro.

(luminescência a trazer consciência)


II - reflexão acerca de ti


"tu foste algo de anjo,
algo de diabo,
a me irmanar,
com asas híbridas de humano.

e das flores do campo que és tu,
colhi as mais simples.

também benzi o bálsamo de tua pele,
e o espalhei sobre meu ventre:
vi teu resto a refletir
uma lua turva de perdas irreais e vazias

(lençol sem sangue, puro
- prova de intocável amanhecer -
exposto à luz do sol)

da tua lua,
descendeu a neve, demorada, a cair,
e soterrar meu amor entre pedras de gelo.

teus olhos negros foram eclipses
a me esconder de ti mesmo
na tua própria penumbra.

... houve teu sorriso,
desconexo no vazio que restou:
forma pálida de gozo.

mas sem ti não há amanhecer,
nem ascenção, nem flores.

... e para além do céu de seus olhos
escondem-se lá alguns lírios,
como mares evanescentes de neve:
águas-vivas cristais a esfuziar na luz pequena do dia.

teu mar provou-se um rio,
e nada mais.

... enquanto isso,
nuvens cruzam o meu céu,
enquanto flores morrem."


III - (re)nascimento


através de ruas altas,
banhadas pelo sol,
encontro-me caído e cambaleante.

banhado por neve a derreter,
sonho com um interminável prelúdio -
o outono.

quando me ergo e me lembro dos teus olhos,
de abissalidade negra,
de riquezas demais,
sinto-me anterior
ao nascimento:

ao te rever
meu coração é
nada mais
que uma borboleta estática.

Nenhum comentário: